Iniciativa incentiva espaços de escuta e reflexão sobre o papel da Educação Ambiental no enfrentamento da crise climática.
A 3ª Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global vem mobilizando educadores/as, instituições e comunidades de todas as regiões do país. Inspirada pela COP30, que será realizada em Belém (PA) em novembro de 2025, a Jornada reafirma a Educação Ambiental como parte essencial das soluções diante da crise climática.
Mais do que um evento, a Jornada se estrutura como um processo contínuo de mobilização, composto por ações que ampliam a pauta da Educação Ambiental no Brasil e no mundo.
Três décadas de história
A Jornada tem raízes na Rio-92, quando foi elaborado o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, documento que segue inspirando práticas em escala global. Vinte anos depois, a 2ª Jornada, realizada durante a Rio+20, reafirmou esses compromissos. Agora, em 2025, a 3ª edição se consolida como espaço pedagógico e político internacional, consolidando a Educação Ambiental como prática ética, cultural e indispensável diante da crise planetária.
Estratégias em destaque
Dentre as principais estratégias da Jornada estão os “Pontos de Parada”. São espaços de troca, reflexão e proposição de ideias sobre a nossa trajetória rumo a um planeta saudável. Para a ministra Marina Silva, os Pontos de Parada buscam criar um tempo de pausa em meio à aceleração do mundo atual. O objetivo é favorecer diálogos transformadores, valorizando saberes locais, práticas educativas e experiências comunitárias que, articuladas em rede, ajudam a reposicionar a Educação Ambiental como eixo central das respostas à emergência planetária.
Fernanda Oliveira, uma das responsáveis pela Jornada, explica que a partir dos Pontos de Parada nasceu uma nova estratégia que vem ganhando corpo: “Das reflexões dos Pontos de Parada veio a ideia de uma campanha capaz de reunir as pessoas e os coletivos que apostam na Educação Ambiental como aliada no enfrentamento da crise climática”. Assim surgiu a campanha “Educação Ambiental vira o Jogo”, que reconhece que o mundo já dá sinais de que estamos perdendo a partida contra a crise climática, com a meta de limitar o aquecimento global a 1,5°C cada vez mais distante. Nesse contexto, a campanha lança uma perspectiva otimista sobre esse cenário, tendo a Educação Ambiental como forte aliada. “Ela busca fortalecer quem já atua na área, apoiar quem deseja transformar ideias em ações concretas e sensibilizar novas pessoas para se engajarem a favor do meio ambiente”, explica Oliveira.
Outra estratégia da Jornada, é a realização de diálogos autogestionados do Balanço Ético Global com crianças e adolescentes. O BEG entende que o enfrentamento da crise climática não se resume a metas ou indicadores técnicos, mas requer transformações profundas.
A coordenadora geral do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Isis Akemi Morimoto, explica que as crianças e adolescentes são sujeitos de direitos, e que podem e devem opinar, principalmente, na questão da mudança do clima. “Por seu alinhamento com a Jornada, a metodologia de escuta do BEG foi adaptada para crianças e adolescentes, garantindo o direito à participação e o protagonismo de quem tantas vezes é deixado de fora das decisões que moldam nosso futuro comum”, disse Morimoto.
Construção coletiva
A Jornada é uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (DEA/MMA), organizada de forma colaborativa com educadores/as, redes, instituições e movimentos sociais. Não pertence a uma única entidade: nasce e se fortalece de forma descentralizada, nos territórios e pelas mãos de quem a realiza.
Um processo permanente
Mais do que preparação para a COP30, a 3ª Jornada de Educação Ambiental se projeta como processo permanente, conectando passado, presente e futuro. Ao reunir experiências locais, práticas inovadoras e compromissos globais, a Jornada mostra que a Educação Ambiental é força estruturante para transformar consciências, fortalecer comunidades e mobilizar a sociedade em direção a um futuro sustentável e justo.
Saiba mais sobre a 3ª Jornada de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, clicando aqui. https://www.gov.br/mma/pt-br/composicao/secex/dea/3a-jornada-de-educacao-ambiental
Saiba mais sobre o Balanço Ético Global, clicando aqui. https://cop30.br/pt-br/presidencia-da-cop30/circulos/balanco-etico-global
Saiba mais sobre o Balanço Ético Global com crianças e adolescentes, clicando aqui. https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30/cop30-amplia-dialogos-para-que-criancas-e-adolescentes-participem-de-conversas-sobre-presente-e-futuro-do-planeta