O processo de avaliação dessa primeira década de Conferências orientou-se por uma metodologia participativa e dialógica, com oficinas avaliativas e avaliações livres, buscando integrar e refletir o olhar dos diversos atores envolvidos: coordenadores, técnicos, membros das COE, professores, oficineiros, facilitadores e delegados o que ensejou a manifestação de críticas ou elogios, bem como sugestões, desafios, propostas e recomendações para sua continuidade em melhores condições. Assim, este Caderno 5, reúne e apresenta propostas, e recomendações colhidas no registro histórico da Conferência; o Caderno 1 relata sobre metodologia; o Caderno 2 sobre os diversos processos participativos de avaliação; o Caderno 3 nos traz artigos selecionados de diferentes atores envolvidos, e o Caderno 4 traz as apreciações e discussões do Órgão Gestor (MMA/MEC). A visão dos participantes da avaliação desses 10 anos de CNIJMA, é unânime em reconhecer que se trata de uma iniciativa pública, educativa, participativa e mobilizadora sem precedentes que depende da a sua institucionalização como política pública de Estado.