Lançamento do curso “Gestão Pública Inovadora para Cidadania e Sustentabilidade”!

Fortaleça suas competências para atuar na gestão pública com foco em inovação, participação social e sustentabilidade. O curso é 100% online, com 40 horas de duração, oferecido na Escola Itaipu para a Sustentabilidade
👉 Acesse: https://www.itaipuparquetec.org.br/eis/

Público preferencial: 

Técnicos da gestão pública municipal, de associações ou consórcios municipais, coordenadores de processos de gestão pública e privada, agentes sociais da sociedade civil organizada, estudantes de graduação de Ciências Sociais, Administração e áreas correlatas. 

Objetivo

Apresentar os conceitos da gestão democrática e participativa em instâncias de tomadas de decisão, na interface com as políticas públicas e na participação social para o fomento e fortalecimento da cultura da sustentabilidade, na integração regional e no desenvolvimento territorial sustentável, trazendo exemplos do Programa “Itaipu Mais que Energia”.

Específicos:

•Conceituar teórica e metodologicamente a gestão democrática;
•Apresentar estudos de caso sobre o assunto;
•Apresentar elementos da cultura para sustentabilidade, mobilização social e educação ambiental;
•Contextualizar a formação dos núcleos de cooperação socioambiental;
•Contextualizar a atuação da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico;
•Itaipu na integração regional e gestão territorial sustentável – Histórico / Governança Participativa e o os Núcleos de Cooperação Socioambiental
•Contextualizar o fomento e fortalecimento das políticas públicas.

Conteúdo programático do curso:

  • O Território e a Gestão territorial sustentável: Democracia: princípios, histórico e atualidades; Afinal o que é democracia? Modelos de gestão participativa? O que é a participação política? O que possibilita a participação política? O que motiva a participação política? Inovações democrática e participativas. O caso do orçamento participativo 
  • A Gestão democrática: Conceitos fundamentais; Desenvolvimento sustentável, cidadania planetária e economia solidária. O desenvolvimento sustentável. Cidadania planetária e economia solidária. Desenvolvimento participativo: o terceiro setor e as cooperativas; A sociedade civil organizada e os movimentos sociais; O que são os movimentos sociais? A Itaipu Binacional e a relação com o território. Responsabilidade social e Gestão Participativa. 
  • Ações estratégicas para a Gestão democrática: Relevância da gestão democrática no contexto das mudanças sociais e ambientais contemporâneas; Conceitos Fundamentais; A educação ambiental e a ética do cuidado. Transição para sociedades sustentáveis: a importância de guiar políticas públicas e práticas sociais para um desenvolvimento sustentável e ético. Agendas ODS e ESG; Política pública e participação cidadã: a importância de guiar políticas públicas e práticas sociais para um desenvolvimento sustentável e ético. Casos exemplares. O caminho a frente: o chamado à ação. 
  • Gestão pública eficiente: Novo perfil do gestor público (gestão profissional), Segurança Jurídica(e contra – freios – Constituição); Planejamento estratégico e controle de gastos públicos(o que gestor precisa saber e o que fazer). Este item dentro da gestão se divide em: Diagnóstico – análise do ambiente, análise de poder. Fase Política: elaboração de cenários. Fase Estratégica: linha de ação e fase de gestão: execução, controle e avaliação; Prestações de contas (Secon); Monitoramento, avaliação e indicadores de eficiência; Capacitação continuada; Comunicação legal e portal da transparência; Transparente / Portal da transparência; Segurança cibernética; Tratamento e proteção de dados (LGPD).

    Acesse a ementa:  Ementa do curso Gestão Pública Inovadora para Cidadania e Sustentabilidade (Clique aqui)